Almofadas: sua importância na decoração.
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 6 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Como em nossos últimos artigos estamos passando algumas dicas de decoração, que tal falarmos de uma dica muito simples e barata, mas que pode mudar completamente um ambiente.
Objetos que possibilitam a troca sempre que achar necessário por serem mais baratos e mais fáceis são os mais procurados, pois podemos dar uma “cara nova” para o ambiente em pouco tempo, sem sujeira e sem gastar muito. Um desses elementos são as almofadas, e merecem uma atenção especial, pois além da estética, as almofadas também possuem função determinada, dependendo do local aonde serão usadas e seu formato.
Possuem diferentes formatos, cores, texturas e tamanhos, mas como escolher o correto, segue algumas dicas para ajudar na escolha.
Decoração moderna: escolha sempre uma quantidade ímpar, pois juntas são visualmente mais apelativas
do que números pares. Devemos apelar para o bom e velho formato quadrado ou retangular e privilegiar tecidos como algodão e linho por serem tecidos perfeitos para exibir cores fortes e padrões geométricos.
Decoração Clássica: Neste caso a quantidade ideal é a par, pois este estilo requer uma formalidade e simetria maiores. Padrões clássicos incluem: florais, xadrez, listados, monogramas entre outros, mas lembrando que não devemos misturar estes estilos, deve escolher um estilo de estampa, brincando apenas com ores e texturas. Esta decoração permite que seja usado formatos quadrados ou redondas.
Decoração eclética: Por ser um look mais descontraído, as almofadas podem ser grandes e expostas em número ímpar. É um estilo que se define pela excentricidade e diversidade, portanto, neste caso pode ser escolhida almofadas totalmente diferentes sendo cores ou texturas.
Verão e Inverno: No verão opte por fronhas em tecidos frescos e cores claras, e no inverno abuse dos tons fortes e dos tecidos quentes.
Combinar cores com objetos: Evite esse tipo de sistema, opte por cores complementares ou que estejam no restante da paleta de cores do ambiente, pois o objetivo e agrega-las a decoração.
Quarto: Se achar que no espaço do dormitório ainda falta algo, aposte em um conjunto de almofadas em cima da cama que sejam complementares em termos de cores e em diferentes tamanhos.
Tome muito cuidado como iram serem colocadas, pois ao invés de passarem conforto ao local, elas farão a função contrário, se tornam algo desagradável e desconfortável. Tente sempre posicionar uma ao lado da outra ou em 45 graus.
Agora é só escolher um tema para suas almofadas e mãos a obra.
Comentários