Importância do espaço de estudos.
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 31 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Continuando com os benefícios da decoração na vida das pessoas vamos aproveitar essa “vibe” da volta as aulas e falar sobre o que um espaço adequado de estudos pode proporcionar aos seus filhos. O espaço de estudos é a prioridade número 1 para quem busca bons resultados nas provas e para os pais que querem incentivar as crianças a gostarem de ler e estudar desde cedo.
O espaço de estudos deve ter beleza, aconchego, peças lúdicas e porque não emocionais como uma escrivaninha herdada ou uma mesa usada. Criar um espaço adequado que proporciona boas vibrações pode aumentar o número de horas que o estudante irá dispor para os livros, aumentando consequentemente sua produtividade.
De preferência o canto de estudos deve ser montando em um local prático, no qual o estudante se sinta confortável e que seja funcional, pensando nisso, o quarto é o local mais adequado, pois é lá que está o “mundo” do estudante, sendo criança, adolescente ou adulto, mas caso não haja espaço poderá ser aproveitado algum outro que não atrapalhe o fluxo da casa e que a rotina da casa não atrapalhe os estudos.
Vamos descrever algumas dicas para se montar um bom espaço:
Móveis:
- Mesas devem ter no mínimo 90 cm de largura e 50cm de profundidade, sua altura irá variar de 65 cm para crianças de até 7 anos e de 73 cm a 82 cm para os adultos.
- Prateleiras, nichos e estantes devem ficar próximos a mesa para facilitar o acesso aos materiais de estudo.
- As cadeiras devem ser um modelo confortável, não apenas bonitas, devem ter o encosto e a altura reguláveis e para crianças menores de 10 anos deve-se evitar as de rodízio, e procurar por modelos que possuem o apoio de braço.
Objetos:
- Abuse dos organizadores para guardar os papéis, caixas para guardar cadernos e livros
- Não dispense o espaço do computador na mesa, ele é indispensável para realizar pesquisas e fazer trabalhos.
- Deixar os brinquedos no canto de estudos está proibido, as crianças tem que aprender que este espaço é para se concentrar.
- Para as crianças abuse de organizadores coloridos, quanto mais descontraído, mais irá incentiva-lás a permanecer no local.
Iluminação:
- Tente abusar de iluminação natural e quando faltar complete com uma iluminação direta.
- Use lâmpadas que não esquentam, como os LEDs, que além de tudo gastam menos energia.
- Evite iluminação que faça sombra à mesa, use luminárias ou abajures neste caso.
É sempre importante o acompanhamento de um profissional de interiores, pois ele estudará a melhor maneira de aproveitar o espaço disponível e os móveis existentes.
Comentários