Decoração de quarto Infantil
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 7 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Em nosso ultimo artigo, citamos o quarto como um bom lugar para montar o canto de estudos por ser um ambiente que reflete os hábitos, gostos e personalidades dos moradores, mas quais os pontos importantes para tornar esse espaço um refúgio.
Falaremos neste e nos próximos artigos sobre quartos, dando dicas e idéias para compor um ambiente aconchegante, iniciando por quartos infantis. Não há regras fixas para decorar e organizar, mas é importante pensar nos sentimentos que este ambiente irá transmitir aos moradores.
O primeiro passo é deixar de pensar que quartos para meninos deve ser azul e de meninas rosa, o importante é criar um espaço onde a criança possa brincar, dormir, estudar, receber os amiguinhos e facilitar a vida das mães na hora da arrumação, usufruindo de móveis, cores e elementos decorativos.

Cores: Deve-se levar em consideração o gosto do pequeno cliente, pois entender o perfil da criança e seu temperamento é um fator importante para utilizar uma cor que ajuste as suas características.
Cores vivas: São ótimas opções para ambientes descontraídos, utilizando-as mais em objetos decorativos e tecidos, para não pecar pelo excesso e se tornar um ambiente cansativo.
Tons pastel: Trazem aconchego e leveza, favorecendo a criação de um ambiente calmo e clássico.
Cores Neutras: Se tornam a base da decoração, permite ousadia nos acessórios e revestimentos, além de prolongar a vida útil do quarto, pois facilita nas mudanças decorativas.
Papel de parede: Eles decoram e colorem o ambiente. A dica é investir em cores suaves para estampas grandes e cores fortes para estampas menores. Dependendo da estampa o papel de parede acaba se tornando um elemento decorativo, principalmente de personagens de desenho.
Móveis: Os móveis infantis hoje possuem dupla função, são os famosos “2 em 1”, eles decoram e possuem uma funcionalidade. Lembre, se o móvel for útil e ainda trazer diversão para o seu filho, os dois lados saem ganhando. Quando utilizada as cores neutras no quarto, os móveis podem ser a peça coringa do ambiente, podendo ser coloridos, trazendo alegria ao ambiente e podendo ser o ponto principal do quarto e servir de base para o restante da decoração.
Objetos: Hoje há uma infinidade de objetos decorativos para crianças: luminárias, quadros, letreiros, lousas, almofadas e pelúcias, prateleiras e nichos. O objetivo é usar elementos que estimulem a criatividade da criança, faça com que ela automaticamente aprenda algo mesmo brincando, como quadros negros e os letreiros.
Mesmo com essas dicas, não deixe de procurar um profissional especializado, pois ele conseguirá enxergar todas as necessidades que seu filho precisa no ambiente.
Comments