top of page

Fase do projeto, por onde começar?

  • Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
  • 19 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

Em nossos textos anteriores falamos como escolher o profissional para seu projeto e obra, a importância da regularização e como escolher o terreno para sua futura residência, mas depois de tudo isso encaminhado como iniciar a fase de projeto?

Antes de procurar seu arquiteto ou engenheiro pense em tudo o que você gostaria em sua residência: madeira ou alvenaria, moderna ou mais clássica, grande ou pequena, quantas pessoas a casa irá habitar.


No primeiro momento não pense em custos, pois é a partir dessas definições que seu profissional conseguirá entender seus sonhos e sua personalidade para montar o projeto. Deixando-o mais personalizado possível, agregando qualidade de vida para você e sua família.

Tenha em mente que a falta de planejamento adequado gera desperdício de tempo, material e principalmente dinheiro, portanto, não há lugar para impulsividade, pois não caberá arrependimento e recomeço depois de tudo pronto.

Depois dessas definições, procure seu arquiteto e engenheiro, lembre-se de levar todos os documentos relacionados ao terreno, para que eles analisem a localização e se no contrato do loteamento não há nenhuma cláusula que você deve seguir na construção, como recuos ou taxas. Não deixe de procurar um profissional habilitado pelo CAU ou CREA para iniciar essa fase, pois há vários fatores que farão a diferença no projeto final e normas e leis que devem ser respeitadas, como: a insolação, os recuos das laterais e frente, as taxas de ocupação e permeabilidade que a legislação exige, tamanho dos cômodos mínimos, iluminação mínima entre outros fatores.

A maior parte dos profissionais segue as etapas:

  • Estudo Preliminar: Constitui em atendimentos para discussão, determinação do problema e viabilização de um programa a ser adotado para resolução do mesmo, serão feitas também as medições necessárias para compreensão e delimitação do espaço a ser usado.

  • Anteprojeto: Definição do que foi conversado no estudo preliminar, sendo apresentado croquis de planta baixa com medidas e implantação do projeto e definição de materiais a serem utilizados. Nessa fase vale a dica de prestar muita atenção ao tamanho dos cômodos e ver se eles se encaixam na sua estrutura atual (número de pessoas na casa, tamanho de móveis que possui)

  • Projeto: Definição final do anteprojeto, apresentado em planta baixa, corte e fachadas e maquete virtual, para finalização de projeto.

Vale a pena investir na maquete virtual, por mais que a maioria das pessoas ainda ache desnecessário, é a oportunidade de que você cliente visualizar o resultado final de sua construção, pois a maquete lhe dará a noção exata do resultado final da obra e, caso as suas expectativas não tenham sido atendidas, você poderá fazer as alterações necessárias como mudança de cor, alteração do material escolhido ou até mesmo do projeto. Depois de tudo resolvido, é hora de dar entrada na documentação junto ao departamento competente na Prefeitura Municipal para legalização e aprovação do projeto.

Com a aprovação, mãos a obra e aproveite cada etapa da construção, curtindo a realização de seu sonho.

Comments


Posts Indicados:

Posts Recentes:

Arquivo:

Tags:

 

Avenida Sete de Setembro, nº 530

 

Itápolis, SP, 14.900-000

 

gruporealiza@hotmail.com.br

 

 

©2015 por Fourever Design & Propaganda. Todos os direitos reservados.

  • Facebook - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Google+ - Black Circle

16 3262-2104

16 9-9617-4619

16 9-9727-4530

bottom of page