Decoração de quarto para Adolescentes
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 22 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Continuaremos com a sequencia de artigos sobre quartos seguindo para os “Adolescentes”. Já se foi o tempo das temáticas infantis como desenhos animados, seu filho cresceu, amadureceu e agora se interessa por assuntos diferentes e diversificados. É uma fase onde a personalidade começa a se moldar mais e refletir nas roupas, comportamento e até mesmo na decoração, para ele a mudança da decoração no quarto pode se tornar mais desafiadora, mas não é impossível, o segredo é unir criatividade e aspectos da vida dele.

Mais do que nunca o quarto dos adolescentes deve ter personalidade pois é neste período que o quarto realmente se torna o “refúgio” que tanto falamos aqui, querendo ou não, eles começam a passar mais tempo nele, tanto para estudar quanto para curtir seus momentos de “privacidade”.
Para os adolescentes podemos ousar nas cores, pois tons pasteis, bichinhos e brinquedos não fazem mais seu estilo, mas ainda são jovens demais para um visual mais sério. Como dissemos a decoração deve ser um retrato da sua rotina, é fundamental haver espaço para estudar, ouvir música e receber os amigos.
O primeiro passo é analisar um gosto ou um traço da personalidade do adolescente como: música, skate, fotografias, desenhos, uma cor preferida entre outros. Descoberto isso podemos pensar no mobiliário, assim como para as crianças, incluir peças práticas e multifuncionais* é uma boa ideia para o jovem que tem uma rotina agitada.
Mobiliário multifuncional: Camas que viram mesas, camas baixas com futons, apoio de cama que escondem uma escrivaninha, mobiliário com rodinhas, baús para guardar objetos, etc.
A cor é um item muito importante para os adolescentes que deve ser pensado com muito cuidado pois a maioria adora cores fortes, mas se não usado com cautela pode tirar a tranquilidade do espaço. Se a paleta de cores ousadas for a escolha, opte por móveis mais neutros e abuse das cores nos objetos decorativos, já que são trocados com mais facilidade.
O quarto pode receber também fotos, quadros e painéis grandes com temáticas do “mundo do adolescente”, e se ainda quiser alegrar mais o ambiente use adesivos e grafites em uma das paredes, sempre com a preocupação de não serem muito chamativas e perturbarem o sono do morador. Para a decoração do quarto dos adolescentes temos caminhos muito amplos para seguir, por isso não deixe de procurar um profissional, ele te ajudará a lidar com o turbilhão de ideias dos jovens.
Comments