Acabamentos: O que fazer nessa fase?
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 30 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Como já falamos em nossos textos anteriores a casa própria é o sonho da maioria das pessoas, mas há quem fique muito estressado só de pensar na fase do acabamento. São tantas opções no mercado, tanta diferença de preço e qualidade que para os proprietários acaba se tornando um grande transtorno, então o que fazer para isso não se tornar um problema?
A ajuda do seu arquiteto (a) se torna indispensável neste momento, pois ele (a) mais do que ninguém está apto (a) a te ajudar para facilitar a sua vida, estudou anos para isso e está sempre antenado nas novas tendências e marcas devido a competência em seu curriculum de Designer de Interiores.
O arquiteto tem uma perspectiva de como o acabamento ficará no ambiente somente olhando para ele, o que alguns proprietários não conseguem. Cada pessoa possui um gosto e uma personalidade diferente, uns gostam de ousar e outros preferem o básico, nesta fase qualquer um tem medo de errar, cabe a nós, arquitetos orientar para o certo.
Essa fase é uma das mais gostosas para nós arquitetos pois é a partir dela que a “cara” da residência vai aparecendo. O profissional deve fazer uma pesquisa do que cada morador da casa gosta para que, os ambientes tenham a sua personalidade. Tome cuidado com modismos e tendências, nem sempre é o que você proprietário realmente gosta, então seja muito sincero nessa hora e reavalie seus gostos.

A foto ilustra bem o que estamos falando, o banheiro possui um ladrilho cerâmico (imitação de ladrilhos hidráulicos), são desenhos fortes em diferentes tons de azul, e muitos não usariam por medo ou por não gostarem dela sozinha pois na loja vemos apenas uma peça, mas que usado com moderação, deixa o ambiente harmônico combinando com os outros acabamentos escolhidos deixando-o totalmente “moderno” e com a personalidade do morador.
Um erro na escolha do acabamento pode comprometer toda a sua obra, o ambiente pode se tornar algo cansativo se for algo pesado ou pode acabar não ficando harmônico com o resto da casa, além de encarecer a obra. A escolha correta do acabamento para cada ambiente pode valorizar muito a sua obra caso oportunamente, deseje vender o imóvel.
Não se prenda apenas pelos valores, pois todos nós já ouvimos “as vezes o barato sai caro”, é o mesmo sentido para todas as áreas. Devemos aliar segurança com economia, também não estamos dizendo que o mais caro irá te dar mais conforto ou qualidade, devemos analisar todos esses fatores para “casar” os seus gostos com qualidade e valor.
E se você proprietário, não chegar a um acordo com o seu profissional, não se desespere ou estresse, procure outro para fazer somente a parte da escolha de acabamentos, há muitos profissionais que fazem esse serviço e possuem recursos como a maquete eletrônica, citada em nosso artigo anterior, que lhe proporciona uma pré-visualização de cada ambiente, diminuindo em muito as chances de cometer erros.
Comments