Reformando seu espaço comercial
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 2 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
Será que seu ambiente de comércio está realmente atrativo para os clientes? Pois é, não basta apenas trabalhar com bons produtos ou pessoas; é essencial atrair a atenção do cliente e, algumas vezes, esse ponto de partida é apenas uma alteração na fachada ou uma mudança na composição do ambiente de trabalho que complementará o seu negócio.
O primeiro passo é analisar o que falta para seu negócio; quais os pontos fortes e fracos do seu espaço e o que o seu público sente falta, para que se possa corrigir as falhas de maneira acertada. É sempre recomendável consultar um profissional que lhe poupará tempo e desperdício de dinheiro, pois saberá analisar as carências e juntos poderão descobrir quais as melhores possibilidades de melhorar seu estabelecimento.
Ao optar pela "reforma" tanto de ambientes externos quanto internos, procure a consultoria de um Arquiteto que é o profissional adequado para compor um ambiente agradável e funcional, seja para projetos de interiores no comércio ou em residências.

O Arquiteto juntamente com o proprietário analisará 6 pontos importantes para um comércio:
Fachada: É a "cara" do seu comércio, quanto mais organizada mais chamativa ela se tornará. Deve ser atraente e visível tanto de dia quanto à noite, deve estar sempre limpa e deve conter sua logomarca no letreiro para a memorização dos clientes.
Vitrine: É a atração para seus produtos, portanto, ela deve conter um mix dos seus produtos dispostos de maneira organizada e deve possuir uma iluminação que dará destaque a toda a sua mercadoria.
Iluminação: Uma boa iluminação ajuda a tornar seu espaço mais agradável e convidativo para que o cliente fique mais confiante a levar os produtos que esta iluminação está destacando.
Mobiliário: Este deve ser de boa qualidade, durável e funcional, a fim de que o cliente se sinta confortável, permanecendo mais tempo no ambiente e motivado a comprar.
Circulação: deve ser funcional tanto para os funcionários quanto para o cliente, facilitando o acesso às mercadorias.
Exposição de produtos: Os produtos devem estar visíveis para atrair a atenção do cliente, mas sempre dispostos em lugares estratégicos e em móveis adaptados para cada tipo de produto.
Nem sempre haverá necessidade de grandes mudanças para tornar o estabelecimento convidativo. Às vezes, apenas uma mudança de cor nas paredes ou fachada e uma reestruturação de locação dos móveis é suficiente para causar uma boa impressão. Tenha sempre em mente que um ambiente bem estruturado, que passe a sensação de conforto, se torna convidativo para que seus clientes estejam sempre voltando.
Reforçamos o que foi citado acima, procure um profissional para analisar e acompanhar as mudanças necessárias para seu estabelecimento, pois, ele tem todo o conhecimento para atender melhor as necessidades.
Comments