Reforma e Ampliação
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 5 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Ao invés de construir, algumas pessoas optam por realizar o sonho da moradia própria comprando a casa já pronta, tendo necessidade de apenas fazer uma reforma ou ampliar uma parte dela.
O que devemos saber para executar uma das opções?
Primeiramente é preciso saber a diferença entre Reformar e Ampliar sua residência.
Reforma: A reforma consiste em reparos na casa como: troca de materiais (piso, portas, janelas, pintura, etc), alteração de aberturas (alterar janelas e portas de lugar), ou até mesmo fazer aberturas em paredes e transformar dois cômodos em um. Basicamente a reforma não altera a metragem quadrada da residência, apenas modifica seu interno.
Ampliação: O próprio nome já diz, é a ação de ampliar, aumentar sua residência, aumentar a metragem de um cômodo ou construir mais cômodos, ela não muda somente a configuração da casa mas também sua metragem quadrada.
Para qualquer uma das opções é necessário e conveniente que haja o acompanhamento de um responsável técnico, arquiteto ou engenheiro, pois, como já foi ditto, há vários fatores que farão a diferença no projeto final, como e normas e leis que devem ser respeitadas mesmo sendo apenas uma reforma, pois, qualquer alteração que se faça que esteja fora da lei impedirá que você realize sua regularização.

Além disso, o acompanhamento de um profissional ajuda a organizar uma programação do que será feito e se todas as alterações que queira fazer serão possíveis. Quando se trata de reforma, em algumas cidades não há a necessidade de entrar com projeto na prefeitura, pois, não há alteração de metragem quadrada. No entanto, o Arquiteto ou Engenheiro deve fazer uma RRT ou ART de reforma e um croqui das alterações feitas para apresentar ao setor de fiscalização evitando desentendimentos.
Já em caso de ampliação o sistema é o mesmo de construção, deve ser feito o projeto em cima das normas e leis do código sanitário e municipal, e entrar com toda a documentação na prefeitura para aprovação. Fique atento a documentação já existente da casa, para um processo de ampliação você deve ter em mãos a aprovação da prefeitura da casa existente, caso seja uma casa antiga e não haja essa documentação, o profissional deve fazer um processo de regularização da casa existente junto com a ampliação.
Sendo construção, reforma ou ampliação, o importante é que você esteja satisfeito com o trabalho realizado pelo seu profissional e que sua casa se torne um espaço onde você se sinta bem e acomchegando, pois, o objetivo principal de qualquer uma delas é melhorar sua qualidade de vida.
Comments