Terreno, o que devo analisar na hora da compra.
- Priscila Rocha - Arquiteta e Urbanista
- 29 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Em algum momento da vida você pensou ou pensará em comprar um terreno para ter sua casa ou seu comércio do jeitinho que você sempre sonhou, mas o que se deve saber para evitar problemas futuros na compra de um terreno?
Você deve entender que é o terreno que ditará as regras e caminho do projeto da residência ou do seu comércio; uma má escolha do terreno comprometerá e limitará as opções de escolha desse projeto.
Em primeiro lugar você deve analisar as possibilidades que você tem de compra: os valores, o bairro; depois, analise os fatores físicos de cada terreno: dimensões, plano, aclives, declives e se possível orientação solar. De posse dessas informações você já consegue eliminar algumas propostas.
O próximo passo é se inteirar da legislação da cidade onde está localizado o terreno, procedendo a consulta ao Departamento ou Gerência responsável pelo licenciamento e fiscalização das obras da cidade, que administra a Legislação Urbanística e que define o conjunto de Leis que dispõe sobre o uso e ocupação do solo, como obrigações de área mínima dos cômodos, afastamento de área lateral das divisas frontal e de fundos entre outras coisas, pois, não respeitando estas regras o projeto não será aprovado pelo setor competente, podendo, inclusive, gerar custos extras de adequação para aprovação definitiva do projeto.

Escolhido o terreno e estando ele adequado às suas necessidades, o passo seguinte é a escolha do profissional que irá, de fato, adequar o seu sonho de projeto ao terreno escolhido. Algumas pessoas, porém, podem encontrar dificuldades de encaixar terreno e sonho de projeto, neste caso, para evitar gastos desnecessários é mais conveniente que o profissional seja consultado desde a procura do terreno.
É importante observar antes de fechar negócio na compra do terreno, as seguintes informações:
Que tipo de obra pode ser construída
Quantos pavimentos podem compor a obra
Qual porcentagem do terreno pode ser ocupada
Se o loteamento (bairro) já é objeto de aprovação pelo setor competente e se já possui toda a infraestrura (luz, água, esgoto e pavimentação)
Se o registro do terreno está realmente em nome do vendedor
Se o lote possui pendências com impostos
Se o lote possui algum tipo de pendência judicial
De posse dessas informações, boa sorte para a realização do seu sonho!
コメント